A queda do edifício Luiz de Queiroz, conhecido como Comurba, foi o maior desastre da cidade de Piracicaba-SP e um dos primeiros graves acidentes da engenharia civil no Brasil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O edifício levou cerca de 14 anos para ser completado. Nas fases finais, em 1964, com seus 15 andares e 45 metros de largura, acabou desabando, formando uma enorme nuvem de poeira que encobriu toda a praça em que estava localizado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Todos no entorno do local foram para ajudar no resgate dos que ficaram presos nos escombros. Com o passar dos dias, pessoas de outras cidades participaram do socorro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Policiais e outras autoridades, como o então governador de São Paulo, Adhemar de Barros, acompanharam de perto a retirada dos corpos 🚨
Passada uma semana da data do acidente, 41 mortes haviam sido registradas. Após dias de buscas, o número final: 54 vítimas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além das tragédias pessoais e familiares, houve intensas repercussões econômicas. A construção civil permaneceu paralisada, uma indústria que, em Piracicaba, estava começando a mostrar prosperidade.
As famílias recusavam-se a comprar apartamentos. Todo o ambicioso projeto urbano de Piracicaba parou com a tragédia.
Gostou dessa postagem, Curta a Página Curiosidade Na Net
e fique por dentro de Tudo desse maravilhoso MUNDO...
Nenhum comentário:
Postar um comentário